Goiabinha: Curiosidades e Receita do Biscoitinho que Conquistou o Brasil






 Se você já se deliciou com aquele biscoitinho macio por fora e recheado com goiabada no meio, então você conhece a famosa goiabinha! Ela faz parte da infância de muita gente e continua sendo presença garantida em padarias, mercearias e lancheiras por todo o Brasil.

Mas você sabia que a goiabinha tem uma história interessante e versões diferentes em outras partes do mundo?


Neste artigo, vamos te contar algumas curiosidades sobre esse doce clássico e te ensinar uma receita caseira deliciosa e fácil de fazer. Prepare-se para ativar a memória afetiva e encher a casa com cheiro de biscoito assando!




🍪 Curiosidades sobre a Goiabinha



1. Origem inspirada em receitas europeias


Embora a goiabinha seja 100% brasileira em sabor, ela tem uma “prima distante” chamada fig roll, uma espécie de biscoito recheado com figo bastante comum nos Estados Unidos e Europa. A ideia de um biscoito recheado com fruta não é nova, mas foi com a goiabada cascão brasileira que esse doce ganhou sua identidade única por aqui.



2. Popularizada na década de 90


Apesar de existir há mais tempo, foi nos anos 90 que a goiabinha ganhou força como produto industrializado. A famosa “goiabinha de pacotinho” se tornou símbolo de lanche escolar e até hoje é vendida em supermercados de todo o país.



3. A goiabada é herança dos portugueses


A goiabada usada no recheio da goiabinha surgiu como uma adaptação da marmelada portuguesa, feita com marmelo. No Brasil, como o marmelo era difícil de encontrar, os colonizadores começaram a usar a goiaba, abundante nas terras tropicais. O resultado? Uma das combinações mais perfeitas da nossa culinária.




4. Tem até versão gourmet


Hoje, a goiabinha ganhou versões sofisticadas: com massa amanteigada, recheios de goiabada artesanal, adição de castanhas ou até cobertura de açúcar. Mas o sabor tradicional ainda é o mais amado!





👩‍🍳 Receita Caseira de Goiabinha Tradicional



Ingredientes:



Para a massa:


2 xícaras de chá de farinha de trigo


3 colheres de sopa de açúcar


100 g de manteiga gelada (ou margarina)


1 ovo


1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)


1 pitada de sal




Para o recheio:


200 g de goiabada cortada em tirinhas





Modo de preparo:



1. Prepare a massa

Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione a manteiga gelada em cubos e vá misturando com a ponta dos dedos até obter uma farofa úmida.




2. Adicione o ovo e a baunilha

Acrescente o ovo e a essência de baunilha. Misture até formar uma massa homogênea e macia. Se necessário, adicione um pouco mais de farinha (com cuidado) para dar o ponto.




3. Descanse a massa

Envolva a massa em plástico filme e leve à geladeira por 20 minutos. Isso ajuda a deixá-la mais firme para trabalhar.




4. Modele os biscoitos

Abra pequenas porções da massa com as mãos, modele em forma de retângulo ou oval e coloque uma tirinha de goiabada no centro. Feche as pontas como se fosse um envelope ou rolinho. Aperte levemente.




5. Asse até dourar levemente

Coloque os biscoitinhos em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 a 20 minutos, ou até começarem a dourar nas bordas.




6. Espere esfriar (se conseguir!)

Depois de assados, deixe esfriar sobre uma grade. A goiabinha fica ainda mais gostosa quando fria e a massa está mais firme.





Dica de ouro:



Sirva suas goiabinhas com um bom café coado ou chá de ervas. É o tipo de lanche que agrada adultos e crianças!




✨ A goiabinha é mais do que um simples biscoito — ela é um pedacinho da cultura brasileira, da nossa criatividade culinária e da memória afetiva de muita gente. Fazer essa delícia em casa é uma forma de reviver momentos especiais e ainda surpreender a família com um lanche que nunca sai de moda.



Experimente a receita e conte nos comentários: qual é a sua lembrança mais gostosa com goiabinha? 🍪❤️



#gostinhodeinfancia #casadevo #lembrancadacasadavo #cozinhadevo #goiabinha #biscoitodegoiaba #goiabinha #biscoitodevo

Comentários