
Origem do Canudinho
O canudinho, como é conhecido no Brasil, tem uma origem que mistura influências da culinária europeia e da tradição brasileira de festas. Sua forma remete a doces e salgados moldados em cones na confeitaria europeia do século XIX, como os “cream horns” britânicos (feitos com massa folhada e creme). No entanto, a versão salgada e frita recheada com carnes ou maionese, como conhecemos hoje, é uma criação tipicamente brasileira, que ganhou espaço em festas infantis e eventos sociais a partir das décadas de 1950 e 60. Ao longo do tempo, o canudinho virou presença obrigatória nas mesas de salgadinhos, sendo apreciado tanto em versões simples quanto mais sofisticadas.
O canudinho é um Salgado/Doce clássico que remete à infância, festas de aniversário e encontros familiares. Feito com uma massa crocante e recheado tradicionalmente com carne moída, frango ou até mesmo doces como doce de leite, esse petisco versátil e saboroso conquista pela simplicidade e pela apresentação charmosa em forma de cone. Preparar canudinho caseiro é uma forma deliciosa de reviver memórias afetivas e surpreender convidados com um quitute que nunca sai de moda.
Ingredientes
Óleo para Fritar
Massa
3 colheres de sopa de óleo
1 xácara (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de aguardente
2 xícaras de farinha de trigo
Sugestões de Recheios:
- Creme de leite com frutas
- Doce de Leite
- Ganache de chocolate
- Frango desfiado, entre outros
Modo de preparo
Em uma tigela coloque a farinha, sal, o óleo e o aguardente.
Misture com as mãos. Acrescente a água morna aos poucos até dar ponto. A seguir sove sobre uma superfície lisa. Deixe descansar por aproximadamente 15 minutos. Abra a massa com um rolo, deixando bem fina.
Corte tiras compridas e enrole-as tipo canudo formando um cone.
Frite os canudinhos em uma panela com óleo bem quente, retire da panela e escorra.
Recheie a gosto
Comentários
Postar um comentário